PES 2019: O Interior de Portugal nos Estados Unidos da América
evento
evento

PES 2019: O Interior de Portugal nos Estados Unidos da América

Denison
A mostra integra, entre outros, trabalhos produzidos no âmbito de várias iniciativas promovidas com o apoio das Aldeias do Xisto.

O Centro de Artes de Denison, associado à Universidade de Denison, nos Estados Unidos da América recebe, até 18 de outubro, uma exposição do Projecto Entre Serras – Rede de Arte Contemporânea Entre Agricultura e Biodiversidade (PES).

Com curadoria de Carlos Casteleira, a mostra integra, entre outros, trabalhos produzidos no âmbito de várias iniciativas promovidas com o apoio da ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em parceria com a Câmara Municipal do Fundão (iNature), que reforçam o papel das Aldeias do Xisto como laboratório vivo que promove a inovação e a imersão para a criação de experiências e aprendizagem conjunta.

O worskhop de fotografia “Vendo para Crer, Revendo para Criar”, que decorreu de 15 a 20 de julho, na Aldeia do Xisto da Barroca, é uma dessas iniciativas. O curso convidou um grupo de artistas e fotógrafos a refletir sobre a geração de imagens. Orientados por Rodrigo Braga e Carlos Casteleira, Andrea Inocêncio, Annick Boissel, Bruno Medeiros, Luís Nobre, Manuela Pires da Fonseca, Miguel Geraldes e Umberto Simões exploraram o território e o seu património natural e mineiro, entre a Barroca e o Cabeço do Pião.


Através de um processo que se iniciou com caminhadas de observação, cada participante exercitou construções imagéticas ligadas aos seus interesses estéticos e conceptuais, mas que também apontassem para novas possibilidades, alcançando sentidos menos narrativos e mais abertos e especulativos da imagem.


Seguiram-se as residências artísticas “Ponto Zero”, de Rodrigo Braga, e “Tarde Fria”, de Laetitia Morais, também centradas no território envolvente das Minas da Panasqueira.

A exposição apresenta também fotografias de Carlos Casteleira sobre a intervenção “Pirilampos”, de Erik Samakh, artista que em 2017 instalou na Região Centro pequenos artefactos eletrónicos que simulam pirilampos, simultaneamente simbolizando a resiliência da biodiversidade e a adesão à rede de arte contemporânea PES, construindo uma cartografia in situ dos territórios envolvidos. A presente colaboração com a Universidade de Denison inclui ainda uma residência artística de ambos os artistas, de que resultará a instalação temporária de PIRILAMPOS em Newark, simbolicamente estendendo a rede PES aos EUA.


Consulte os documentos em anexo para saber mais detalhes sobre esta exposição.

Refira-se que o PES se desenvolve no território raiano do centro da Península Ibérica e estabelece relações entre as comunidades e questões ecológicas, desenvolvendo obras alicerçadas no vivo, no espaço e no tempo. Desde 2017 empenhado em criar uma rede de arte contemporânea no referido território, o PES vai estabelecendo parcerias que permitem a realização de uma nova edição cada ano, tendo já envolvido artistas e académicos de Portugal, Espanha, França, Brasil e Equador, sempre com um foco na produção artística ligada aos meios envolventes.

próximos eventos

evento
Concurso de fotografia "A VER Figueiró dos Vinhos"
Concurso de fotografia "A VER Figueiró dos Vinhos"
01 mar 2024 - 30 set 2024, 10:00
evento
Verão nas Aldeias do Xisto
Verão nas Aldeias do Xisto
15 jun 2024 - 30 set 2024, 10:00
evento
Exposição Habitar o Interior
Exposição Habitar o Interior
13 set 2024 - 13 out 2024
evento
Festival do Plangaio e do Maranho
Festival do Plangaio e do Maranho
20 set 2024 - 22 set 2024
evento
Talasnal ao Luar
Talasnal ao Luar
20 set 2024 - 13 dez 2024, 20:30
Talasnal
evento
II Encontro de Culturas
II Encontro de Culturas
21 set 2024 - 22 set 2024, 12:00
evento
Ciclo do Pão em Meruge
Ciclo do Pão em Meruge
22 set 2024, 08:30
evento
Curso Paper Clay
Curso Paper Clay
24 set 2024 - 29 set 2024, 15:00
Cerdeira
evento
Brama dos Veados
Brama dos Veados
27 set 2024 - 28 set 2024, 21:30
Aigra Nova