geoscope

geoscope

Trazer as pessoas à terra do céu escuro de Fajão

Geoscope – Observatório Astronómico do Fajão

Talvez olhar para o céu seja uma boa forma de melhor vermos o nosso lugar na terra. Com a criação do Geoscope de Fajão, a nossa terra ganha mais do que um novo ativo, ganha uma nova perspetiva. Uma perspetiva de conhecimento, ciência, desenvolvimento territorial e turismo sustentável.
Um lugar onde temos um arco de paisagem livre de mais de 250 graus virado a sul poente, ideal para a observação diurna e noturna, com um enquadramento paisagístico na Rede Natura 2000. Um lugar para as Universidades e cientistas poderem desenvolver os seus trabalhos. Um lugar de atração para as comunidades de astroturistas, que percorrem o mundo em busca dos mais límpidos céus, como se fossem límpidos mares. Um lugar para as nossas empresas criarem produtos turísticos e experiências de animação. Um lugar para as nossas crianças fazerem brilhar a sua curiosidade e imaginação. Um lugar para as comunidades locais sentirem orgulho da riqueza da sua terra e do seu céu. Um lugar de um profundo simbolismo, que certamente marcará a paisagem do nosso território.
Um território vasto, certificado como destino turístico de céu noturno.

Quiosque

Quis consectetur dolor tempor eiusmod ad ad dolor nostrud commodo fugiat proident irure. Sunt qui officia aute minim sint incididunt elit et excepteur adipisicing sunt culpa magna. Laboris reprehenderit dolor sunt. Labore veniam Lorem excepteur qui duis nisi esse. Lorem dolore qui duis nostrud in ad elit consectetur consequat pariatur tempor aliquip aliquip. Excepteur fugiat duis aliquip elit deserunt id culpa est et magna eiusmod id ullamco et. Incididunt elit Lorem voluptate veniam anim et ad irure amet nostrud et velit.

Trazer as pessoas à terra do céu escuro

O Geoscope é um lugar de observação astronómica para estar, sentir e perceber o cosmos. Um projeto regenerador da consciência planetária e da ecologia. 
Criar um lugar para a aprendizagem, um ponto de convergência onde todas as pessoas valorizem e beneficiem de uma compreensão científica do nosso universo e da ecologia inerente à consciência planetária.

Astronomia e turismo

As Aldeias do Xisto encontram na astronomia uma nova dimensão de sustentabilidade, desenvolvimento territorial e inovação.

Nos últimos anos, a luz do conhecimento e a vontade dos sonhadores, transformam o aparente desterro numa oportunidade única para Fajão, encontrando no seu esplendoroso céu noturno uma lente para novos imaginários e novas práticas, capazes de juntar a ciência e a tecnologia com a cultura e as políticas de desenvolvimento local. 

Regeneração da paisagem

Devemos à “paisagem a sua regeneração”. 
A paisagem natural que nos rodeia, a paisagem cósmica e a da nossa mente, são os campos onde semeamos os “vetores” essenciais desta proposta. 
A determinação conjunta que temos desde o início com os promotores do projeto é a de, a partir deste lugar, lançarmos uma mensagem para a regeneração da paisagem e da economia do lugar, através da astronomia e criar um modelo para combater o despovoamento do território. 
Trazer as pessoas à terra do céu escuro, convoca argumentos muito significativos para a sua base concetual.

Living Lab Fajão

O projeto pedagógico Geoscope tem soluções didáticas atrativas para o público mais jovem, ligando o mundo real e virtual, promovendo uma imersão no conhecimento e desafiando a uma reflexão sobre o nosso lugar no cosmos e no nosso planeta.
O Living Lab é o núcleo multidisciplinar democrático e inclusivo, acelerador do processo de regeneração. A desejável vivência da comunidade académica no lugar, e a consequente integração na comunidade local, é um dos pilares deste projeto. 

o observatório

“Somos todos astronautas viajando pelo espaço numa nave espacial a que chamamos Terra”.

  • inspiração
  • experiência
  • perceção

Em 1952, na universidade de Cornell, sob direção de Buckminster Fuller, construiu-se uma esfera de sete metros para um planetário chamado Geoscope.

Ao propor esta forma icónica da dome geodésica para este projeto, estamos a convocar todo o conhecimento e posicionamento de Buckminster Fuller e a sua ideia do projeto GEOSCOPE, um lugar de observação da terra para o céu, onde convocamos conhecimento e meditação sobre a nave em que navegamos sem manual de instruções.

O projeto Geoscope propunha um duplo significado: de dentro da esfera era possível observar a Lua e as estrelas, mas o objetivo final da instalação era olhar para a própria terra. Tudo isto ocorreu anos antes das primeiras fotografias do nosso planeta a partir do espaço.

linhas de desenvolvimento

O Living Lab é o núcleo e sustentáculo da iniciativa, a sua estrutura de funcionamento alicerça-se em cinco linhas de desenvolvimento

próximos eventos

evento
Concurso de fotografia "A VER Figueiró dos Vinhos"
Concurso de fotografia "A VER Figueiró dos Vinhos"
01 mar 2024 - 30 set 2024, 10:00
evento
Teatro, música, artes e jogos nas Praias Fluviais de Vila de Rei
Teatro, música, artes e jogos nas Praias Fluviais de Vila de Rei
15 jun 2024 - 15 set 2024
Vila de Rei
evento
Verão nas Aldeias do Xisto
Verão nas Aldeias do Xisto
15 jun 2024 - 30 set 2024, 10:00
evento
Animação no Geoscope
Animação no Geoscope
03 jul 2024 - 14 set 2024, 18:00
Fajão
evento
Nautical Summer
Nautical Summer
07 jul 2024 - 08 set 2024, 10:00
evento
XJazz - Encontros do Jazz nas Aldeias do Xisto 2024
XJazz - Encontros do Jazz nas Aldeias do Xisto 2024
07 jul 2024 - 24 ago 2024, 21:00
evento
Explorando o Surrealismo
Explorando o Surrealismo
10 jul 2024 - 30 ago 2024, 10:00
evento
ATASCAr - Mostra de Petiscos e Doçaria
ATASCAr - Mostra de Petiscos e Doçaria
12 jul 2024 - 04 ago 2024
Aldeia das Dez
evento
Gravity Fest 2024
Gravity Fest 2024
13 jul 2024 - 14 jul 2024, 09:00
Fajão
evento
1º Festival de Poesia de Aldeia das Dez - Palavras Altas
1º Festival de Poesia de Aldeia das Dez - Palavras Altas
13 jul 2024, 21:00
Aldeia das Dez