No final dos anos 40, início dos anos 50, o herdeiro da Fábrica dos Esconhais, localizada em Castanheira de Pêra, construiu a sua residência e vários edifícios anexos, num terreno a norte da Fábrica. Já nos anos 80, a residência foi adquirida por Viriato Graça Oliva e Maria Fernanda Oliveira, que remodelaram cuidadosamente toda a propriedade e a tornou o seu refúgio.
Atualmente gerida pelos filhos e netos, que renovaram duas das antigas habitações e decoraram cuidadosamente cada um dos espaços com peças únicas de mobiliário, a Quinta dos Esconhais ganhou uma nova vida e abriu as suas portas ao turismo.
Constituída por 9 quartos acolhedores e confortáveis, divididos entre a Casa Cimeira e a Casa Fundeira, a Quinta dos Esconhais procura promover o convívio entre os hóspedes, convidando-os a usufruir dos espaços comuns, jardins da propriedade e outras atividades. Por esta razão, os quartos não têm televisão. Em cada uma das casas, encontra uma sala de estar/jantar com televisão e cozinha totalmente equipada. Ambos os espaços são partilhados.
Na Casa Fundeira, à exceção do quarto 6, que tem uma casa de banho privativa onde pode relaxar numa banheira vitoriana de ferro fundido, as casas-de-banho são partilhadas. Na Casa Cimeira, todas as casas de banho são privativas.
Recorde-se que a Fábrica dos Esconhais foi fundada pelo Visconde de Castanheira de Pera e pelo seu irmão Domingos Alves Bebiano, no início do século XX, e detinha máquinas que a transformaram numa das mais eficazes fábricas de lanifícios do país.
RNAL nº 121536/AL