Cozinheiro há mais de 20 anos, Vítor Fernandes lidera a cozinha do Museu da Chanfana, o restaurante do Hotel Parque Serra da Lousã, em Miranda do Corvo.
Como o nome deixa adivinhar, aqui impera a chanfana, um prato regional feito com carne de cabra velha amaciada com vinho tinto. A chanfana, a sopa de casamento ou a nabada de Semide, tão típicas da região, serviram de inspiração aos chefes Vítor Fernandes e Luís Rodrigues para a criação do Menu Espírito do Lugar.
O Museu da Chanfana assume-se como um museu vivo da gastronomia regional, integrado no Parque Biológico da Serra da Lousã. É daqui que chegam muitos dos ingredientes que Vítor utiliza para desenvolver todo um conceito gastronómico. Legumes, frutas, queijos, enchidos, ovos, mel, pão... O desafio diário é utilizar os produtos da quinta para criar uma refeição capaz de surpreender tudo e todos.
Os vinhos da marca Terra Solidária, também produção da casa, harmonizam a experiência gastronómica que justifica a viagem a Miranda do Corvo.