A Benfeita é uma pequena e velha aldeia da Beira Serra, localizada na margem esquerda do rio Alva, no concelho de Arganil.
Inserida numa região predominantemente montanhosa, está situada a cerca de 450 metros de altitude, na encosta da Serra do Açor, num pequeno vale rodeado pelas cumeadas da Deguimbra, do Monte Redondo, da Picota da Margaraça e da Chama. Sendo atravessada pelas frescas ribeiras da Mata e do Carcavão, a Benfeita não tem outros horizontes que não sejam as encostas que a envolvem e o céu que tudo cobre.
Aqui residem, habitualmente, cerca de 100 pessoas, sendo a sua principal ocupação, a agricultura minifundiária. Esta povoação, outrora ativa e laboriosa, encontrando-se numa situação de luta pela sobrevivência. A maioria dos seus habitantes, de idade já avançada, sobrevive com o apoio das suas reformas e pensões sociais, ocupando o seu tempo com o trabalho na agricultura, trabalhos domésticos, conversando, indo ao café, jogando cartaz, indo à missa ou vendo televisão. Ocasionalmente, organizam-se bailaricos para quebrar a rotina e relembrar os arraiais do passado.
Esta aldeia não dispõe de facilidade de alojamento, serviços de restaurante, farmácia, multibanco ou posto de abastecimento de combustível. Normalmente é visitada apenas, por amigos ou familiares de residentes em férias, ou por pessoas que, tendo aí as suas casas, vivem e trabalham noutros locais.