O JACC- Jazz ao Centro Clube é uma associação cultural sem fins lucrativos, constituída em 30 de abril de 2003 e sediada em Coimbra desde a primeira hora. Ao longo dos anos, e a partir da sua missão fundacional - a promoção, divulgação e ensino do Jazz - tem vindo a desenvolver uma série de projetos que estendem o âmbito de ação inicial, nunca se afastando das práticas artísticas e trabalhando a partir da noção de integralidade da relação entre cultura, cidadania e desenvolvimento sustentável.
Em parceria com a ADXTUR, o JACC organiza o XJazz- Encontros do Jazz nas Aldeias do Xisto, que já se afirmou como um dos momentos musicais mais marcantes do ano. Ao longo destas edições foram vários os “monstros sagrados” do jazz mundial que passaram e tocaram nas Aldeias do Xisto, como Evan Parker, Hamid Drake, William Parker, Bill Frisell, Thomas Morgan, Rudy Royston, Joëlle Léandre, Paolo Angeli, entre muitos outros.
A jazz.pt – revista bimestral dejazz, o Festival Itinerante Portugal Jazz (2007-2011), a editora JACC Records, a gestão e programação do Salão Brazil, o Arquivo Sonoro do Centro Histórico de Coimbra ou o Serviço Educativo são alguns dos projetos que contribui para a missão do JACC.