Ao Grupo Desportivo e Cultural Sobralense Os Galitos da Serra atribui-se, principalmente, um papel dinamizador e sobretudo ativo numa aldeia que nunca deixou morrer tradições, que absorveu conhecimentos, mas que manteve orgulhosamente as suas origens e raízes.
Esta Associação desportiva e cultural, sedeada na Aldeia do Xisto de Sobral de São Miguel, remonta, informalmente, ao início da década de 1950, no entanto, a sua constituição foi outorgada apenas a 8 de maio de 1980.
Contudo, a sua reafirmação deu-se em dezembro de 2001, com um corpo diretivo maioritariamente jovem, com objetivos ambiciosos, que pretendiam contribuir para o desenvolvimento da freguesia.
O renascer de “Os Galitos da Serra” não marcou apenas o desenvolvimento da vertente desportiva, contribuindo também para fomentar o interesse por tradições e por atividades de índole cultural.
Ao longo dos últimos anos, de entre as atividades promovidas pela Associação destacam-se: o atletismo e o futsal (na vertente desportiva); os festejos e os bailes temáticos (na vertente recreativa); os jogos tradicionais, os penitentes (na vertente cultural), entre outras.
Atualmente “Os Galitos da Serra” trabalham numa perspetiva de colaboração, com núcleos próprios como “O Núcleo de Caçadores” ou o grupo “Xistrilhos”, mantendo ainda a cooperação com outras instituições locais.
Apesar da visível perda de população que afeta a freguesia, tem existido um esforço constante para manter “a chama acesa”, procurando garantir algumas actividades, de entre as quais se destacam:
- Exploração de um espaço de convívio, todos os fins de semana, destinado à promoção de atividades lúdicas: ténis de mesa, matraquilhos, xadrez, damas, sueca, jogos tradicionais…;
- Realização de atividades de cariz desportivo, cultural e recreativo;
- Promoção de eventos tradicionais (penitentes, fogueiras dos santos populares, magusto).