A Gardunha Viva nasceu do sonho de um grupo de amigos apaixonados pela montanha e hoje é uma referência no associativismo de aventura na região Centro. Fundada em 2002 no Fundão, a Gardunha Viva é muito mais do que uma associação de montanhismo: é uma comunidade ativa, resiliente e profundamente ligada à natureza e à Serra da Gardunha, o seu "pátio das traseiras".
Dinamiza regularmente atividades como montanhismo, canoagem, escalada, orientação, via ferrata e travessias de serra, sempre com o propósito de ligar pessoas à montanha, à natureza e umas às outras. Ao longo do ano, organiza também marchas noturnas, descidas de rio, eventos culturais e até expedições internacionais.
Com sede no Fundão, a associação dispõe de infraestruturas de apoio, incluindo camaratas, bar, auditório e sala de jogos, que servem como ponto de encontro de gerações de "engardunhados" — termo carinhoso que designa quem vive a natureza com intensidade, alegria e autenticidade.
A Gardunha Viva partilha com a ADXTUR a missão de valorizar o território através da experiência e do envolvimento.












![Irrigando a Cova da Beira: Peso > Barco [GR33 - GRZ: Etapa 6]](/media/filer_public/2e/2c/2e2cba83-fc5a-45ef-b7c6-a1782e1171ed/aldeias-xisto-aldeias-xisto-irrigando_a_cova_da_beira_peso__barco_gr33_-_grz_etapa_6_iwrihgx.jpg.1024x683_q95_crop_upscale.jpg)











