Pedrógão Grande, situa-se no extremo noroeste do distrito de Leiria, quase no centro geográfico de Portugal, com uma área aproximada de 129 Km2, repartidos por três freguesias; Pedrógão Grande, Vila Facaia e Graça, inserido no agrupamento de concelhos do Pinhal Interior Norte, fazendo parte da Região Centro. Confina com os concelhos de Castanheira de Pêra, Góis, Sertã e Figueiró dos Vinhos. Este enquadramento regional, permite que actualmente o concelho beneficie da proximidade de uma diversificada rede de acessibilidades podendo desta forma estabelecer fáceis ligações com os outros concelhos e centros urbanos vizinhos.
O concelho de Pedrógão Grande é uma das regiões do País onde a beleza natural, os costumes e tradições populares, aliadas à pureza dos ares e das águas se mantêm,ainda sem a poluição do progresso descontrolado. As paisagens são dinâmicas, com características distintas e com fortes potencialidades turísticas.
É uma vasta região de granitos e xistos incrustada nas bacias dos rios Zêzere e Unhais e ribeiras de Pêra e Mega, hoje aumentada pelas albufeiras de duas grandes barragens, a do Cabril e a da Bouçã. O clima, que antigamente era de características continentais, de invernos rigorosos e verões tórridos e secos, é hoje muito mais ameno, influenciado pelas duas grandes Albufeiras, que são também zonas piscícolas muito ricas (achigã, barbo, boga). Pedrógão Grande encontra-se integrado na Zona do Pinhal Interior Norte, a maior mancha florestal da Europa, onde predominam os pinheiros, eucaliptos, acácias e oliveiras que assumem grande importância na economia local.
De acordo com os Censos em 2001, o concelho de Pedrógão Grande registava 4398 habitantes, distribuídos pelas suas três freguesias e apresentava uma densidade populacional de 34 hab./Km2 (cerca de um terço da registada no continente, que em 2001 era de 105 hab./Km2.