geoscope

geoscope

Trazer as pessoas à terra do céu escuro de Fajão

Geoscope – Observatório Astronómico de Fajão

Talvez olhar para o céu seja uma boa forma de melhor vermos o nosso lugar na terra. Com a criação do Geoscope de Fajão, a nossa terra ganha mais do que um novo ativo, ganha uma nova perspetiva. Uma perspetiva de conhecimento, ciência, desenvolvimento territorial e turismo sustentável.

Um lugar onde temos um arco de paisagem livre de mais de 250 graus virado a sul poente, ideal para a observação diurna e noturna, com um enquadramento paisagístico na Rede Natura 2000. Um lugar para as Universidades e cientistas poderem desenvolver os seus trabalhos. Um lugar de atração para as comunidades de astroturistas, que percorrem o mundo em busca dos mais límpidos céus, como se fossem límpidos mares. Um lugar para as nossas empresas criarem produtos turísticos e experiências de animação. Um lugar para as nossas crianças fazerem brilhar a sua curiosidade e imaginação. Um lugar para as comunidades locais sentirem orgulho da riqueza da sua terra e do seu céu. Um lugar de um profundo simbolismo, que certamente marcará a paisagem do nosso território. Um território vasto, certificado como destino turístico de céu noturno.

Quiosque

Localizado no centro da aldeia de Fajao, o Quiosque é um espaço de receção e acolhimento que integra conteúdos teóricos e práticos, com os seus modelos e realidade virtual que pretendem simplificar a Ciência.

É a porta de entrada para a experiência de céu noturno onde pode obter informação sobre os programas de observação do céu escuro mediante inscrição prévia. Fique a par de todos os eventos AQUI

Trazer as pessoas à terra do céu escuro

O Geoscope é um lugar de observação astronómica para estar, sentir e perceber o cosmos. Um projeto regenerador da consciência planetária e da ecologia. 

Criar um lugar para a aprendizagem, um ponto de convergência onde todas as pessoas valorizem e beneficiem de uma compreensão científica do nosso universo e da ecologia inerente à consciência planetária.

Astronomia e turismo

As Aldeias do Xisto encontram na astronomia uma nova dimensão de sustentabilidade, desenvolvimento territorial e inovação.

Nos últimos anos, a luz do conhecimento e a vontade dos sonhadores, transformam o aparente desterro numa oportunidade única para Fajão, encontrando no seu esplendoroso céu noturno uma lente para novos imaginários e novas práticas, capazes de juntar a ciência e a tecnologia com a cultura e as políticas de desenvolvimento local. 

Regeneração da paisagem

Devemos à “paisagem a sua regeneração”. 
A paisagem natural que nos rodeia, a paisagem cósmica e a da nossa mente são os campos onde semeamos os “vetores” essenciais desta proposta. 

A determinação conjunta que temos desde o início com os promotores do projeto é a de, a partir deste lugar, lançarmos uma mensagem para a regeneração da paisagem e da economia do lugar através da astronomia e criar um modelo para combater o despovoamento do território. 

Trazer as pessoas à terra do céu escuro convoca argumentos muito significativos para a sua base concetual.

Living Lab Fajão

O projeto pedagógico Geoscope tem soluções didáticas atrativas para o público mais jovem, ligando o mundo real e virtual, promovendo uma imersão no conhecimento e desafiando a uma reflexão sobre o nosso lugar no cosmos e no nosso planeta.

O Living Lab é o núcleo multidisciplinar democrático e inclusivo, acelerador do processo de regeneração. A desejável vivência da comunidade académica no lugar, e a consequente integração na comunidade local, é um dos pilares deste projeto. 

o observatório

“Somos todos astronautas viajando pelo espaço numa nave espacial a que chamamos Terra”.

  • inspiração
  • experiência
  • perceção

Em 1952, na universidade de Cornell, sob direção de Buckminster Fuller, construiu-se uma esfera de sete metros para um planetário chamado Geoscope.

Ao propor esta forma icónica da dome geodésica para este projeto, estamos a convocar todo o conhecimento e posicionamento de Buckminster Fuller e a sua ideia do projeto GEOSCOPE, um lugar de observação da terra para o céu, onde convocamos conhecimento e meditação sobre a nave em que navegamos sem manual de instruções.

O projeto Geoscope propunha um duplo significado: de dentro da esfera era possível observar a Lua e as estrelas, mas o objetivo final da instalação era olhar para a própria terra. Tudo isto ocorreu anos antes das primeiras fotografias do nosso planeta a partir do espaço.

linhas de desenvolvimento

O Living Lab é o núcleo e sustentáculo da iniciativa. A sua estrutura de funcionamento alicerça-se em cinco linhas de desenvolvimento.

próximos eventos

evento
Concurso de fotografia "A VER Figueiró dos Vinhos"
Concurso de fotografia "A VER Figueiró dos Vinhos"
01 mar 2024 - 30 set 2024, 10:00
evento
Verão nas Aldeias do Xisto
Verão nas Aldeias do Xisto
15 jun 2024 - 30 set 2024, 10:00
evento
Exposição Habitar o Interior
Exposição Habitar o Interior
13 set 2024 - 13 out 2024
evento
Doze Meses, Doze Caminhadas: Olhar a Brama
Doze Meses, Doze Caminhadas: Olhar a Brama
14 set 2024 - 01 dez 2024
evento
Mais uma edição do Festival do Plangaio e do Maranho
Mais uma edição do Festival do Plangaio e do Maranho
20 set 2024 - 22 set 2024
evento
Talasnal ao Luar
Talasnal ao Luar
20 set 2024 - 13 dez 2024, 20:30
Talasnal
evento
Himalaias Trail
Himalaias Trail
21 set 2024
Oleiros
evento
Feira Franca de Fajão
Feira Franca de Fajão
21 set 2024, 10:00
Fajão
evento
II Encontro de Culturas
II Encontro de Culturas
21 set 2024 - 22 set 2024, 12:00
evento
Caminhadas ao Luar
Caminhadas ao Luar
21 set 2024, 20:30