geoscope
Trazer as pessoas à terra do céu escuro de Fajão
certificação “destino turístico starlight”
pampilhosa da serra está no epicentro
desta certificação e a aldeia de fajão
situa-se na sua zona mais escura
abrir mapa
planear visita bookinxisto
Geoscope – Observatório Astronómico de Fajão
Talvez olhar para o céu seja uma boa forma de melhor vermos o nosso lugar na terra. Com a criação do Geoscope de Fajão, a nossa terra ganha mais do que um novo ativo, ganha uma nova perspetiva. Uma perspetiva de conhecimento, ciência, desenvolvimento territorial e turismo sustentável.
Um lugar onde temos um arco de paisagem livre de mais de 250 graus virado a sul poente, ideal para a observação diurna e noturna, com um enquadramento paisagístico na Rede Natura 2000. Um lugar para as Universidades e cientistas poderem desenvolver os seus trabalhos. Um lugar de atração para as comunidades de astroturistas, que percorrem o mundo em busca dos mais límpidos céus, como se fossem límpidos mares. Um lugar para as nossas empresas criarem produtos turísticos e experiências de animação. Um lugar para as nossas crianças fazerem brilhar a sua curiosidade e imaginação. Um lugar para as comunidades locais sentirem orgulho da riqueza da sua terra e do seu céu. Um lugar de um profundo simbolismo, que certamente marcará a paisagem do nosso território. Um território vasto, certificado como destino turístico de céu noturno.
Quiosque
Localizado no centro da aldeia de Fajao, o Quiosque é um espaço de receção e acolhimento que integra conteúdos teóricos e práticos, com os seus modelos e realidade virtual que pretendem simplificar a Ciência.
É a porta de entrada para a experiência de céu noturno onde pode obter informação sobre os programas de observação do céu escuro mediante inscrição prévia. Fique a par de todos os eventos AQUI.
Trazer as pessoas à terra do céu escuro
O Geoscope é um lugar de observação astronómica para estar, sentir e perceber o cosmos. Um projeto regenerador da consciência planetária e da ecologia.
Criar um lugar para a aprendizagem, um ponto de convergência onde todas as pessoas valorizem e beneficiem de uma compreensão científica do nosso universo e da ecologia inerente à consciência planetária.
Astronomia e turismo
As Aldeias do Xisto encontram na astronomia uma nova dimensão de sustentabilidade, desenvolvimento territorial e inovação.
Nos últimos anos, a luz do conhecimento e a vontade dos sonhadores, transformam o aparente desterro numa oportunidade única para Fajão, encontrando no seu esplendoroso céu noturno uma lente para novos imaginários e novas práticas, capazes de juntar a ciência e a tecnologia com a cultura e as políticas de desenvolvimento local.
Regeneração da paisagem
Devemos à “paisagem a sua regeneração”.
A paisagem natural que nos rodeia, a paisagem cósmica e a da nossa mente são os campos onde semeamos os “vetores” essenciais desta proposta.
A determinação conjunta que temos desde o início com os promotores do projeto é a de, a partir deste lugar, lançarmos uma mensagem para a regeneração da paisagem e da economia do lugar através da astronomia e criar um modelo para combater o despovoamento do território.
Trazer as pessoas à terra do céu escuro convoca argumentos muito significativos para a sua base concetual.
Living Lab Fajão
O projeto pedagógico Geoscope tem soluções didáticas atrativas para o público mais jovem, ligando o mundo real e virtual, promovendo uma imersão no conhecimento e desafiando a uma reflexão sobre o nosso lugar no cosmos e no nosso planeta.
O Living Lab é o núcleo multidisciplinar democrático e inclusivo, acelerador do processo de regeneração. A desejável vivência da comunidade académica no lugar, e a consequente integração na comunidade local, é um dos pilares deste projeto.
o observatório
“Somos todos astronautas viajando pelo espaço numa nave espacial a que chamamos Terra”.
linhas de desenvolvimento
O Living Lab é o núcleo e sustentáculo da iniciativa. A sua estrutura de funcionamento alicerça-se em cinco linhas de desenvolvimento.
- astronomia e sociedade
descobrir
pedagogia + didáticaAs Aldeias do Xisto têm vindo a aproximar um património cultural riquíssimo - as aldeias - do céu noturno, permitindo aos turistas explorar a astronomia.
A nossa tentativa de compreendermos melhor o universo tem-nos permitido desenvolver outras tecnologias com grande utilidade prática para a sociedade.
O trabalho de preservação do céu noturno, que tem sido feito nas Aldeias do Xisto, reconhecendo-o como património cultural e natural da região, é muito importante e tem de ser incentivado, apoiado e, acima de tudo, promovido.
Pedro Russo in jornal de fajão - economia criativa
criar
empreendedorismo
oportunidadesA criatividade é inesgotável e inestimável. Dela depende tudo o que os humanos podem fazer. Sem princípio nem fim, resulta de impulsos e de nuances de sensibilidade que conjugam conhecimento e aspirações com a perceção do que é preciso fazer.
A economia criativa estimula o processo criativo e convoca o talento individual e coletivo para gerar ideias capazes de criar valor a partir de soluções adaptadas a uma realidade social, cultural e ambiental, cada vez mais dinâmica e mutável.
Rui Simão in jornal de fajão - ciência espacial
arte e filosofia
investigação
centro divulgador científicoUm crescente número de atividades diárias dependem hoje de ativos no espaço. Da meteorologia e gestão de catástrofes, às comunicações, passando pela navegação e gestão de recursos naturais, o peso dos ativos espaciais na nossa vida é de tal forma relevante, que se pode dizer que estes constituem uma infraestrutura essencial e estratégica.
O envolvimento da indústria e da academia nacionais no setor espacial constitui um investimento importantíssimo para o desenvolvimento de uma sociedade moderna e próspera.
Miguel Bergano in jornal de fajão
- espírito do lugar
sociedade + território
comunidade
viverEsta ligação milenar da terra com o céu será reforçada através do projeto Geoscope, ponto de convergência do conhecimento, continuador e criador do espírito do lugar.
O objetivo é usar a astronomia como ferramenta de transformação, para implementar uma célula regenerativa, apoiada na cultura local e que tem um conjunto de saberes capazes de impulsionar e ancorar esta iniciativa. Cultivar ligações com o espírito da terra a partir de iniciativas responsáveis proporcionam eficazes momentos de transformação.
Na aldeia de Fajão vamos chamar e divulgar o espírito do lugar, envolvendo a comunidade, com os pressupostos de uma visão contemporânea da astronomia.
- astronomia + turismo
conforto
ponto de encontro
celebração do bem estarAo relacionar ciência e pedagogia com a imersão nos lugares, a ligação entre turismo e astronomia promove o desenvolvimento territorial, preserva a herança cultural e estimula a criação de experiências inspiradoras para quem procura saber mais acerca do céu e do universo que nos rodeia.