O Rally de Portugal decorre de 30 de maio a 2 de junho e começa na Região Centro, por onde já não passava desde 2001. As Aldeias do Xisto apoiam a iniciativa e celebram o regresso da prova às espetaculares pistas de Arganil, Góis e Lousã, onde as pessoas guardam ainda na memória a animação, a camaradagem e a partilha da paixão pelo desporto que se viviam nestes dias.
No dia 30, às 19h00, decorre a Cerimónia de Partida, na Porta Férrea em Coimbra. A contar para o WRC - FIA World Rally Championship, a prova começa, oficialmente, no dia seguinte, também na Porta Férrea. A partida está marcada para as 08h30. Os pilotos seguem depois em direção à Lousã, Góis e Arganil, passando no coração serrano das Aldeias do Xisto.
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Na Lousã, o traçado de cerca de 12km desenrola-se numa zona de floresta bastante densa, a meia encosta numa progressão muito técnica e seletiva, mas consagrando sempre a naturalidade e dureza do cenário beirão. A partir do km 8 o troço torna-se menos rápido com o piso a apresentar alguns afloramentos rochosos naturais para se embrenhar de seguida na espetacular descida composta por inúmeros ganchos bastante interessantes de observar, até terminar nas franjas da vila.
Já em Góis, o troço tem quase 19km, começa em asfalto, mas rapidamente entra na secção de terra onde a técnica de pilotagem, aliada à variação constante de ritmo se confrontarão com a dureza do piso. Se o início do troço se embrenha na florestal densamente arborizada, rapidamente os pilotos alcançarão a cumeeira serrana para se deliciarem com a condução mais rápida, sem que tenham muitas oportunidades para se deleitarem com as paisagens deslumbrantes, tal o nível de exigência da condução.
Arganil faz parte da história do Rally de Portugal desde sempre. Este mítico troço, com quase 15km, em tempos um dos maiores do mundial de ralis, conserva a essência da pura condução ao melhor espírito rali. A sua ambiência natural, a paisagem envolvente e o tipo de piso fazem parte do seu ADN. Intenso, diversificado em ritmo e cadência, a emoção e o perigo iminente percorrem de mãos dadas as encostas da Serra do Açor com o “frissom” adicional de zonas despidas de vegetação. Os padrões de segurança FIA combinam a colocação de Rails de proteção nas zonas mais “extreme”, ainda assim um pequeno erro poderá ser fatal para as ambições de pilotos e equipas.
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