Gonçalo M. Tavares, Stênio Gardel, Álvaro Laborinho Lúcio, José Pacheco Pereira, Rodrigo Leão com o seu projeto “Os Poetas”, Fernando Alvim, Irene Flunser Pimentel, Luís Represas, António Mota, Martim Sousa Tavares, Pedro Lamares, Isabel Nery e Victor Vidal são alguns dos mais de 80 convidados que estarão presentes na próxima edição da Maratona de Leitura, que decorre no concelho da Sertã, entre os dias 4 e 6 de julho.
O programa tem início previsto para as 11h00 de 4 de julho, com destaque para o encontro com o escritor brasileiro Stênio Gardel, recente vencedor do National Book Award (18h00, Biblioteca Municipal) e para a cerimónia de abertura da Maratona de Leitura, no Cineteatro Tasso (21h30), onde será exibido o documentário “Pessoas, espaços, cultura e tradições da Sertã”, com curadoria de Gonçalo M. Tavares.
No dia seguinte, logo às 00h00, uma conversa com os artistas Luís Represas, Agostinho Santos, João Paulo Queiroz e o escritor Victor Vidal (vencedor do Prémio LeYa 2023) iluminará o majestoso Monte de Nossa Senhora da Confiança, em Pedrógão Pequeno.
Mais tarde, pelas 11h00, Luís Caetano modera um encontro imperdível com José Pacheco Pereira, Irene Flunser Pimentel e Isabel Nery, seguindo-se às 15h30, a inauguração da exposição e lançamento do livro “Atrás da cortina da loucura: figurações de Frida Kahlo”, de Agostinho Santos.
Ao final da tarde (17h30), decorre uma sessão evocativa sobre Luiz Pacheco, que conta com a participação, entre outros, de João Pedro George. Álvaro Laborinho Lúcio está à conversa, a partir das 20h00, no Jardim da Serrada, e às 22h30, Rodrigo Leão, Gabriel Gomes e Miguel Gomes sobem ao palco da Casa da Cultura para apresentar o espetáculo “Os Poetas – O Homem em Eclipse”.
Como habitualmente, o último dia da Maratona de Leitura arranca pelas 00h00 com o início das 24 horas a ler. Às 08h30, Jorge Reis-Sá é o cicerone para o passeio pedestre pelas margens do rio Zêzere, em Pedrógão Pequeno. Pelas 11h00, é inaugurada a exposição e apresentada a coleção de livros infantis “Missão democracia” (chancela da Assembleia da República), com a presença dos autores e ilustradores Carla Maia de Almeida, Carolina Celas, Isabel Zambujal, Mantraste, Mariana Malhão e Mariana Rio, Rachel Caiano e Rita Taborda Duarte.
Durante a tarde avança, às 15h00, o encontro com os escritores Ana Cristina Silva e Martim Sousa Tavares e depois, pelas 17h30, o lançamento do livro “A liberdade não cabe no poema”, uma edição conjunta da BOCA e do Município da Sertã. Já às 18h00, Fernando Alvim e Dr. Love protagonizam um encontro inusitado num passeio de barco pelo rio Zêzere e, uma hora depois, Marta Martins Silva e Carlos Campaniço surgem à conversa na Fonte da Pinta.
O tradicional encerramento da Maratona de Leitura e das 24 horas a ler acontece no recinto do Castelo da Sertã, com um espetáculo de stand-up poetry, intitulado “Puxa! Tenhamos fezes no futuro”.
Conheça toda a programação AQUI.