No próximo dia 17 de Julho serão inauguradas mais duas Subidas Épicas Aldeias do Xisto. Nesta pode partilhar a emoção de acompanhar os atletas profissionais da equipa EFAPEL, que depois vão participar na Volta a Portugal, acompanhados pelas Aldeias do Xisto.
As Subidas Épicas ® integram o projecto BikeRoads ® Aldeias do Xisto e, à semelhança do que se observa nalguns destinos de montanha noutros países, com esta iniciativa estão a ser caracterizadas e sinalizadas algumas das subidas mais desafiantes para se fazer em bicicleta.
PROGRAMA
Domingo, dia 17 de Julho
- 9:30 h – Abertura dos secretariados (Lousã – Jardim Carlos Reis; Castª de Pêra – Praia das Rocas)
- 10:30 h – Partida para a Subida Épica Lousã – Trevim (Lousã – junto ao Jardim Carlos Reis)
- 10:44 h - Partida para a Subida Épica Castª de Pêra – Trevim (Castª de Pêra – junto à Praia das Rocas)
- 11:05 h – Chegada prevista dos atletas mais rápidos ao final da subida
- 12:00 h – Chegada prevista dos últimos atletas ao final da subida
- 11:05 – 12:30 h – Lanche de reposição (à chegada)
No dia 17 de Julho serão inauguradas duas Subidas Épicas, Lousã-Trevim e Castanheira de Pera-Trevim, num evento onde os participantes são convidados para um desafio diferente. Como ambas as subidas partilham no final um troço comum, irão acontecer duas partidas no início de cada uma das subidas, sendo no final elaborada uma ordem de chegada a um ponto comum, que devido ao mau estado da estrada de acesso ao alto do Trevim, não será posicionado no cume mas sim a 5 km desse ponto.
Assim os participantes poderão escolher fazer a ascensão a partir da Castanheira de Pêra ou a partir da Lousã. Para compensar a diferença de distância entre os dois pontos de partida e o ponto de chegada comum, foi atribuído um “handicap” aos ciclistas que partirão de Castanheira de Pêra (subida mais curta – 15 km) 14 minutos mais tarde que os atletas que saem da Lousã (subida mais longa – 21 km). No final será publicada a ordem de chegada dos atletas ao topo.
Estas subidas são equipadas com sinalética permanente que dão aos ciclistas e demais utilizadores a indicação da distância ao cume, da altitude e da inclinação no próximo km, tornando-se assim pistas de treino permanentes para quem faz do ciclismo o seu desporto favorito, sobretudo para os apaixonados pela montanha, que assim poderão vir em autonomia, sozinhos ou com os seus amigos, ultrapassar estes desafios, voltando depois para bater sucessivamente os seus records.
Será sobretudo um dia de festa nas estradas e encostas verdejantes da Serra da Lousã onde os participantes irão enfrentar ao lado dos amigos e desconhecidos este desafio que terminará no alto, aos 1.000 m de altitude, onde será servido um lanche de reposição.
As inscrições são grátis mas obrigatórias, estando disponíveis no site www.bike-roads.com a partir do dia 4 e até ao dia 15 de Julho.