A 11.ª edição do Geotour Aldeias do Xisto, que é já uma referência no calendário de ciclismo nacional, acontece de 16 a 18 de fevereiro de 2024, explorando os trilhos que envolvem o Fundão, a Serra da Gardunha e o Rio Zêzere.
O prólogo, marcado para 16 de fevereiro, percorre o Trilho do Presidente, implementado recentemente, constituído por três pequenas secções: Rolling Stone, Parte I e II, e “A Buraca”. Inserido em plena área florestal do Serra da Gardunha, junto ao Parque de Campismo e pista de XCO é um trilho que na parte inicial (Rolling Stone) varia entre partes rolantes e pequenas descidas e subidas de pouca pendente, para depois dar acesso á “Buraca”, onde um autêntico carrossel de descidas curtas mas vertiginosas, promete fazer as delícias de todos os participantes. Esta etapa é um contrarrelógio, com uma extensão de cerca de 5kms com um acumulado positivo de 230 metros. Tem que ser realizada com luz natural, pelo que decorrerá durante a tarde, entre as 15h30 e as 18h30. Por esta razão não tem caráter obrigatório, mas os atletas que não participarem têm uma penalização de 4 minutos.
Nsta edição, a etapa 2, tem partida e chegada fora do Fundão. Assim, no dia de 17, a prova começa e acaba na Aldeia do Xisto da Barroca, uma escolha natural, tendo em conta a beleza e envolvência da aldeia em perfeita harmonia com o Rio Zêzere. Trata-se de um percurso circular, com uma extensão de 80km e um acumulado de 2500+.
A Serra da Gardunha é o cenário escolhido para a última etapa do Geotour. A subir e a descer, num percurso que promete impressionar, os participantes percorrem entre 60 a 75 kms, com um acumulado positivo de 1900 a 2100m.
Pode consultar toda a informação no site do evento. Planeie já toda a sua estadia em bookinxisto.com.