Em 2023, o Cross João Brandão desenrola-se pelo PR3 TBU - Caminho do Xisto de Tábua - Rota das Pontes, um percurso pedestre circular, com ponto de partida e chegada na aldeia de Várzea de Candosa, mais concretamente no Centro Cyclin'Portugal de Tábua.
A decorrer de 1 de abril a 10 de junho, este evento promove a prática de exercício físico ao ar livre, a superação pessoal e a competição saudável, permitindo aos atletas o contacto com a natureza, bem como divulgar a região e revitalizar as pequenas economias locais.
Para participar, os corredores devem registar-se na app móvel STRAVA, aderir ao Clube - Cross João Brandão – Segmento e efetuar uma inscrição na plataforma Stop and Go. Com apenas uma inscrição e com seguro válido até ao final do evento, podem fazer o percurso diversas vezes, guiando-se pela sinalética disponível no terreno e/ou através do track GPS (GPX e KML) disponibilizado pela organização na plataforma de inscrições.
Após a conclusão do segmento e para que o tempo dos participantes surja na classificação final, devem descarregar a sua atividade na app STRAVA em modo público. O prémio de finisher deverá ser levantado no Luna Hotel de Tábua conforme o horário de funcionamento do mesmo. Os vencedores da geral e dos respetivos escalões serão anunciados no dia 11 de junho e os seus prémios enviados via CTT.
Pode obter informações adicionais através do email evolucaovertical.eventos@gmail.com.
Quem foi João Brandão?
João Vítor da Silva Brandão, conhecido historicamente como “guerrilheiro”, nasceu na aldeia de Casal da Senhora em Midões, tendo-se tornando, à época, uma figura carismática na região. Pertenceu à Câmara Municipal de Midões, entre 1849 e 1853, e o seu modo de vida foi determinante para a sua condenação ao degredo em Angola. João Brandão, conhecido popularmente como “ O Terror das Beiras”, faz parte de algumas histórias populares, existindo até uma canção em seu nome "Lá vem João Brandão! Com as calças na mão. E atão? E atão?".
Participe e planeie a sua estadia na plataforma de reservas Bookinxisto.