A Fábrica da Criatividade, em Castelo Branco, recebe entre os dias 19 e 22 de julho, o primeiro de três seminários a decorrer no âmbito do Projeto Entre Serras – Europa Criativa, que conta com a parceria da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.
Subordinado ao tema “Arte, Paisagem e Turismo Sustentável”, o evento engloba mostras de vários trabalhos, residências artísticas, refletindo sobre a paisagem, o património natural e o turismo sustentável.
O coordenador da ADXTUR, Bruno Ramos, participa no painel "A Arte e o Turismo para habitar o território", que dá início aos trabalhos e que conta ainda com as contribuições de Alfredo Aguilera, alcaide de Malpartida de Cáceres, Célia Gonçalves, das Aldeias de Montanha, e Óscar Silva, em representação da Terceira Pessoa.
“Arte para um turismo de imersão na paisagem” e “Centros de arte e museus como motor de mobilidade e de atração turística” são as temáticas também em destaque. O programa deste primeiro dia inclui ainda uma apresentação sobre o Parque do Barrocal de Castelo Branco, o cenário de um passeio noturno. Ao longo do passeio são apresentados os projetos “Talking Stones”, de Andrés Talavero, Léna Hiriartborde e Fernando Mota, e “Pirilampos”, de Erik Samakh. O programa fecha com um espetáculo musical pelo Coro InMezzo.
No domingo, dia 21, o programa é dedicado aos artistas que t~em vindo a trabalhar com o PES – Projeto Entre Serras, e que dão a conhecer residências artísticas dedicadas ao mundo rural e às montanhas: “Talking Stones”, de Andrés Talavero, Léna Hiriartborde e Fernando Mota; “Abstract Invasor”, dos Osso; “Stones”, de Erik Samakh, “Cartografia Ibérica”, de João Abreu, Duarte Belo, Lourdes Germain e Carlos Casteleira; e “Humus”, de Celia Picard e Hannes Schreckensberger.
A projeção do filme “À procura da Estrela” fecha o dia, pelas 18h00, na presença do realizador Carlos Martínez-Peñalver e a produtora Elisa Bogalheiro.
No terceiro e último dia, está previsto o workshop “Paisagem, Arte, Viagem”, em Vila Velha de Ródão, com os artistas Andrés Talavero, Léna Hiriartborde e Fernando Mota. A iniciativa é aberta ao público em geral, sendo necessária inscrição até dia 15 de julho através do email fabricacriatividade@cm-castelobranco.pt. Conheça o programa completo AQUI.
A inscrição no seminário é gratuita, mas obrigatória, e pode ser efetuada AQUI.
Planeie toda a sua estadia em bookinxisto.com.